terça-feira, 17 de maio de 2011

Eventos Internacionais

Aqui vai uma dica para quem tem em mente realizar um evento onde as atrações ou o produto principal seja de fora do país.

A ocorrência de eventos internacionais no Brasil, tais como, exposições, conferências, shows, visitas de autoridades estrangeiras, entre outros, acarreta a entrada no país de bens necessários à participação/realização desses eventos.

Esses bens podem chegar ao País juntamente com os viajantes que participarão do evento ou como qualquer outra carga, transportada por uma empresa de transporte regular.

O tratamento aduaneiro e tarifário que é aplicado a esses bens pode ser o do Regime Especial de Admissão Temporária ou de bagagem de viajante não residente no Brasil, conforme seja o caso.

Os procedimentos aplicáveis para o despacho aduaneiro desses bens variam de acordo com a sua natureza e finalidade, com a função a ser desempenhada pelo viajante no evento e o tipo de evento, conforme seja:

Além do tratamento específico previsto na legislação para cada um desses eventos, os bens trazidos pelos participantes podem ainda estar sujeitos ao tratamento de isenção de Tributos sobre a Bagagem, se atenderem aos limites condições estabelecidos na legislação geral de bagagem de viajantes, ou também ao Regime Especial de Admissão Temporária.

Dessa forma é fundamental conhecer em que condições os bens chegarão ao Brasil e para que finalidade, a fim de se determinar o melhor procedimento a ser seguido para o desembaraço desses bens da maneira mais simples e rápida possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário