Um evento possui características peculiares em relação a outro ou a um grupo de eventos; é indispensável conhecer sua tipologia e como cada um desses tipos pode ser adotado. Quanto a sua classificação os eventos podem ser Institucional e Promocional. E essa classificação se deve ao seu conteúdo programático e/ou pelos objetivos que os determinam. A natureza do evento está intimamente ligada à entidade que o promove.
Os Eventos Institucionais são utilizados pelas organizações como ferramenta para atingir seus objetivos mercadológicos, comerciais ou para a manutenção de sua imagem/conceito junto ao seu público com objetivos imediatos.
É um modo da empresa chamar a atenção de seus públicos para ela, e também, é assertiva e rentável para o fechamento de bons negócio. Como o relacionamento direto com públicos de interesse, prospecção, conquista e fidelização de clientes, suporte ao procedimento de marketing, conseqüência de melhoria nas vendas, acrescente visibilidade organizacional e envolvimento assertivo dos funcionários.
Já os Eventos Promocionais visam à promoção de um produto, serviço, entidade, pessoa, em apoio ao Marketing/Comunicação e com fins mercadológicos. Alguns exemplos de Eventos Promocionais são os Coquetéis de lançamentos de produtos, espetáculos culturais, exposições.
OBS.: EVENTO MISTO
Em alguns casos podemos identificar uma dupla função ao classificarmos os eventos. Neste caso podemos dizer que ele é Misto. Tenha cuidado para quando mesclá-los não perder o objetivo principal do Proponente e também não colocar a marca em exposição inadequada. Exemplo: Um evento comercial de certa marca de bebida será um evento misto, pois tem foco promocional e comercial no mesmo evento.
Cada classificação exige definições próprias de estratégia de comunicação, de identificação de públicos, de definição de diferenciais de mercado, bem como estruturação de produtos e serviços que serão oferecidos, ou seja, adaptando-os para suas características e necessidades específicas.
Ao classificá-los devemos levar em conta algumas variáveis como:
ü Porte
Podemos dividir em Pequeno, Médio, Grande e Megaevento
ü Periodicidade
A periodicidade pode ser: Determinada, Variável e Indeterminada
ü Perfil do Público Alvo
O perfil do Público pode ser Dirigido, Especializado e Variado
ü Natureza
Tipo de evento
ü Formato / Tipologia
Após a orientação acima, podemos classificá-los de acordo com sua formatação, ou seja, se é Feira, Congresso, Social, Simpósio entre outros.
Com base em Lukower (2003), são apresentadas as tipologias existentes em cada uma das classificações:
1. Sociais: não apresentam objetivo comercial. Seu objetivo maior é a confraternização dos participantes. Podem ser realizados por pessoa física ou jurídica – pública ou privada. (almoço banquete, café da manhã, brunch, chás, coquetel, festas ao ar livre, festas beneficentes, festa de debutantes, jantar de banquete, noivados, open-house);
2. Profissionais: tem como objetivo maior o aspecto comercial. Em sua grande maioria são realizados por organizações – públicas ou privadas. Trata-se de uma classe de evento que, direta ou indiretamente, trabalha muito a promoção da marca institucional (coffee-break, colóquio, cursos, desfiles, leilões, visitas institucionais);
3. Técnico-científicos: quaisquer eventos que envolvem a troca de informações de caráter técnico-científico sobre alguma área de conhecimento (ciclo de palestras, conferências, congressos, fórum, mesa-redonda, painel, reunião, semana, seminário, simpósio, workshop);
4. Artísticos: estão inseridos nesta classe todos os tipos de apresentações como peças de teatro, atividades performáticas (estes também podendo se enquadrar enquanto eventos culturais), shows, etc. (exposição, mostra, vernissages);
5. Culturais: aqui se enquadram diversas formas de celebração, exibição e expressão cultural, onde poderíamos citar questões relacionadas a apresentação de obras de arte, elementos folclóricos, ritos de passagem, etc.
6 Religiosos: eventos que terão no aspecto religioso o seu maior objetivo. Tais eventos também podem ter objetivos sociais, culturais, etc., mas a questão religiosa será sempre o motivador mais significativo para a realização do evento (bat-mitzvá, batizados, casamentos, conclave, primeira comunhão);
7. Recepções oficiais: eventos que se apresentam caráter diplomático e devem seguir as normas de cerimonial e protocolo oficiais..
8. Desportivo: diz respeito a qualquer evento que esteja relacionado ao esporte
9. Turístico: trabalha com o uso de recursos turísticos de uma região, através da realização de viagens
Segundo Matias (2004) os eventos podem ser:
Abertos: podem ser considerados evento abertos por adesão, ou abertos em geral. O primeiro é focado em um segmento, que tem a opção de aderir (através de uma inscrição, gratuita ou paga), ou não, à participação do mesmo. Já no segundo caso, o evento busca atingir todo tipo de público possível.
· Fechados: é realizado em situações específicas onde se tem um público alvo especifico, que é convocado e/ou convidado a participar do evento.
Gostei bastante. Explica bem direitinho a base de como funciona o Evento.
ResponderExcluir